quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

PINKUMMAGUMMAFLOYD

Original Released on LP EMI-Harvest STBB-388
(UK 1969, October 25)

Primeira parte: frescos minuciosamente reproduzidos, quatro peças monumentais em melhoradas versões ao vivo, relativamente aos originais. "Careful With That Axe, Eugene" é particularmente valiosa: o seu dramatismo, a sua catarse, o seu sangue..., sentem-se claramente. Segunda parte: mais irregular. Wright é vítima de acessos de desmedida grandiloquência; Waters brilha mais, embora as suas vinhetas caiam às vezes no simplesmente anedótico - sem discutir os seus méritos por aparecer no Guiness pelo título mais longo da história ("Several spieces of small furry animals gathered together in a cave and grooving with a pict ") -; Gilmour hesita entre a "síndrome Steve Howe" e uma corrosão mais agradecida; e Mason arrisca mais do que ninguém embrenhando-se em passadiços um tanto claustrofóbicos. Balanço: vence a primeira parte. A capa do disco (feita em Great Shelford, perto de Cambridge, no chamado efeito droste), obra da Hipgnosis, desenhadores gráficos muito na moda durante os anos setenta, mostra a evolução da banda, já distante da figura fantasmagórica de Syd Barrett: já não há caos surrealista nem sonho psicadélico, e no fim, tudo se reduz a quatro individualidades de imagem inatingível. Na contracapa, o roadie Alan Styles e Peter Watts, surgem com o equipamento da banda na pista do aeroporto de Biggin Hill. O conceito foi sugerido por Mason, com a intenção de copiar os desenhos comuns na época de destroços de aeronaves militares.


For many years, this double-LP was one of the most popular albums in Pink Floyd's pre-"Dark Side of the Moon" output, containing a live LP and a studio LP for the price of one. The live set, recorded in Birmingham and Manchester in June 1969, is limited to four numbers, all drawn from the group's first two LPs or their then-recent singles. Featuring the band's second lineup (i.e., no Syd Barrett), the set shows off a very potent group, their sound held together on-stage by Nick Mason's assertive drumming and Roger Waters' powerful bass work, which keep the proceedings moving no matter how spaced out the music gets. They also sound like they've got the amplifiers to make their music count, which is more than the early band had. "Astronomy Domine," "Careful with That Axe Eugene," "Set the Controls for the Heart of the Sun," and "A Saucerful of Secrets" are all superior here to their studio originals, done longer, louder, and harder, with a real edge to the playing. The studio LP was more experimental, each member getting a certain amount of space on the record to make his own music - Richard Wright's "Sysyphus" was a pure keyboard work, featuring various synthesizers, organs, and pianos; David Gilmour's "The Narrow Way" was a three-part instrumental for acoustic and electric guitars and electronic keyboards, and Nick Mason's "The Grand Vizier's Garden Party" made use of a vast range of acoustic and electric percussion devices. Roger Waters' "Grantchester Meadows" was a lyrical folk-like number unlike almost anything else the group ever did. (Bruce Eder in AllMusic)

2 comentários:

Anonymous disse...

OBRIGADO!!!!!

...mais logo escrevo um "comment" em condições....

O RATO É realmente um GRANDE AMIGO....!


Ganza

Fantomas disse...

Por acaso até prefiro o 2º disco! :)

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