domingo, 2 de outubro de 2016

RUI DE MASCARENHAS: "A Noiva"

Original released on EP Decca PEP 1029 (mono)
(PORTUGAL, 1961)


Ora cá está o EP que contém a versão portuguesa de "A Noiva", cantada por Rui de Mascarenhas, intérprete nascido em Moçambique (Vila Pery), a 14 de Dezembro de 1929, e uma das "vozes de ouro" nacionais surgidas na década de 50. Este disco, editado em 1961, é um dos raros sobreviventes da minha discoteca de meninice que nessa época se fartou de rodar na minha casa em Lourenço Marques. Rui de Mascarenhas é que infelizmente já não está conosco - foi encontrado morto na manhã de 22 de Fevereiro de 1987, na sua casa do Porto. Gravou mais de 300 canções (sabia cantar em oito idiomas diferentes) e teve uma brilhante carreira internacional.

2 comentários:

nowhereman disse...

Foi esta a 1ª versão da "Noiva" que ouvi em criança. Na minha ingenuidade de então sempre pensei ser o Rui de Mascarenhas o autor. Não era. Mas a sua interpretação não desmerece face a todas as outras e ainda hoje é a que me vem à memória em primeiro lugar.
Este excelente EP contém também dois outros temas que identifico com aqueles tempos: o "Pepito" e o inclassificável "Encontro Às Dez". Este último julgo que será mesmo um original português. Ou não?

Rato disse...

É um original de Jerónimo Bragança e Nóbrega de Sousa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...