sexta-feira, 18 de novembro de 2016

TANTO MAR...



Edição Original em LP Philips 6349 146
(Brasil, 1975)


Este é, na minha opinião, e sem sombra de dúvida, o melhor album ao vivo da música brasileira. De sempre! Mas... tem um pequeno defeito: a faixa nº 10. Quando o disco foi editado, em 1975, vivia-se em Portugal a euforia da Revolução de Abril. Como sempre solidário, Chico Buarque quis homenagear esse tempo de liberdade e compôs uma das suas melhores e mais emblemáticas canções:

“Tanto Mar”

Sei que estás em festa, pá
fico contente
e enquanto estou ausente
guarda um cravo para mim.
Eu queria estar na festa, pá
com a tua gente
e colher pessoalmente
uma flor do teu jardim.
Sei que há léguas a nos separar
tanto mar, tanto mar
sei também que é preciso, pá
navegar, navegar.
Lá faz primavera, pá
cá estou doente
manda urgentemente
algum cheirinho de alecrim.

A canção foi incluída (e naturalmente cantada) no show ao vivo. Mas a censura brasileira da altura proibiu a sua divulgação e apenas foi autorizada a sua inclusão no album como tema instrumental. É claro que em Portugal a versão original cantada foi a que apareceu editada, tornando-se rapidamente um dos maiores êxitos da época. Dois anos depois, já com a revolução dos cravos em “banho-maria”, Chico alterou, compreensivelmente, a letra e a nova versão, intitulada “Tanto Mar II” viu a luz do dia no album “Chico Buarque”, editado em 1978:

Foi bonita a festa, pá
fiquei contente
'inda guardo renitente
um velho cravo para mim.
Já murcharam tua festa, pá
mas, certamente
esqueceram uma semente
nalgum canto de jardim.
Sei que há leguas a nos separar
tanto mar, tanto mar
sei também como é preciso, pá
navegar, navegar.
Canta a Primavera, pá
cá estou carente
manda novamente
algum cheirinho de alecrim.

Estranhamente, porém, mesmo com o avançar dos anos e a modificação das mentalidades esse “erro” nunca foi corrigido: as sucessivas edições do album em CD continuaram a trazer sempre a versão instrumental. Mesmo em compilações editadas (quer genéricas quer do próprio Chico Buarque) o tema original nunca mais apareceu, o que o tornou num item raro de coleccionadores. Para mais uma vez lembrar que a liberdade é algo de muito valioso e único nas vidas de todos nós (e a que normalmente só se dá o devido valor quando ela não existe) Rato Records foi recuperar essa primeira versão ao vinil original para presentear assim todos os seus irmãos brasileiros.

13 comentários:

António disse...

Obrigado pela primeira versao do Tanto Mar. Há muitos anos que não a tornava a puvir!!

pyrata disse...

caro rato, se houver oportunidade agradecia então o fanhais, já que era um vinil que tinha em puto e me desapareceu já há muitos anos.
outro na mesma situação e difícil de encontrar é o 1º album de josé jorge letria, que tem o tango dos burgueses.
1 abraço

Onzichtbaredj disse...

Rato ratinho abri obri obrigandinho!

Onzichtbaredj disse...

abri obri obrigadinho!

julioxo disse...

Moi bon disco
Moitas grazas Sr. Rato
Adeus

cfc disse...

Ouvi essa versão há alguns meses num dos programas do José Nuno Martins. Umas semanas depois apareceu um artigo num jornal (penso que no Público)onde contaram a história por detrás da canção e o facto de ter sido editado originalmente em Portugal.

Diz disse...

Rato, tb acho este disco magnífico e não conhecia esta primeira versão!!!!
qta ignorância :)
tks, abs, Laura

Anonymous disse...

OI RATO.. POR ISSO QUE GOSTO DO SEU BLOG... MUITO OBRIGADO... PELA RESPOSTAGEM DO DISCO DO CHICO.. MAIS UMA VEZ TU PROVOU QUE ÉUM CARA DE RESPONSA... FOI PEDIR E VOCE JA ME ATENDEU...
BRIGADÃO....DE CORAÇÃO..
BLOG NOTA 1000.. TO SUPER FELIZ.. AGORA PUDE COMPLETAR MINHA COLEÇÃO DO CHICO, GRAÇAS A VOCE.
BEIJO NO SEU CORAÇÃO.
JOSEMAR

gin-tonic disse...

Rato:
O meu "Lp" tem a meio da capa uma bola branca que diz: "Incluindo "Tanto Mar" versão cantada", o teu diz que inclui a versão cantada. Se bem que esteja escrito que o disco é Fabricado em Portugal sempre me cheirou que vinha do Brasil dado o "incluindo" que é muito da linguagem dos nossos irmãos além Atlântico. Por mera curiosidade:niwxjls qual é a 1ª edição?

Rato disse...

A única verdadeira edição portuguesa é a tua, caro Hugo, a tal que tem a tal bola branca a indicar a versão cantada.
Esta capa que aqui coloquei é um scanner feito a partir do CD a que acrescentei, via Photoshop, a tarjeta negra a indicar a inclusão também da versão cantada.
Ou seja, no respectivo ficheiro encontram-se as duas versões: a musical e a cantada, esta no fim, como tema extra.

Anonymous disse...

RISOS...
OI RATO... QUE LEGAL ESSA INTEGRAÇÃO QUE GERA NOS COMENTARIOS, SEJA PRA TIRAR DUVIDAS, OU APENAS INFORMAÇÕES BASICAS, A RESPEITO DISSO, OU DAQUILO.BASTOU EU PEDIR A REPOSTAGEM DO DISCO DO CHICO.. PRA GERAR ASSUNTOS..NO QUAL SERVE PRA APRENDIZADO DE TODOS NÃO É??
AGORA EU É QUE FIQUEI CURIOSO PRA VER ESSA TAL CAPA, COM BOLA BRANCA NO MEIO... RISOS...
ABRAÇOS MEU AMIGO...
VOU CONTINUAR GUARDANDO UM VELHO CRAVO PARA MIM..( RISOS )
XAU...XAU...SE PRECISAR DE MIM, BASTA ME ESCREVER TÁ OK.?
SEU AMIGO.
JOTA ( JOSEMAR)

InimaGoncalves disse...

Rato, baixei e ouvi a faixa original de "Tanto Mar". Eu somente sabia que existia, por comentários do próprio Chico em entrevistas, afirmando que essa mais uma música sua censurada; somente ouvi até hoje a outra versão. Nunca pensei que o Chico a tivesse gravado, como está no álbum lançado e como aliás ela foi originariamente composta. Acho que política é uma droga quando interfere em obras artísticas, obrigando o artista muitas vezes a modificar letras de canções para gravação, ou então usar de outros subterfúrgios, como o próprio Chico fez na canção "Cálice". Foi realmente um grande presente a postagem desse álbum. Obrigado,
Inimá - Brasil

Anónimo disse...

Olá Rato,gostaria se possível, liberasse o link deste album, eu os tinha quando garoto,e acabei-0 perdendo, talvez nas mudanças, sei lá,não me lembro,mas agora gostaria de ouvir novamente, e quanto a faixa de TANTO MAR, eu já não sabia disso, fico feliz em saber.
Obrigado e continue fazendo esse trabalho maravilhoso,árduo mas prazeiroso.
Abraços
Kdi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...