sábado, 1 de outubro de 2016

ROBERTO CARLOS: "É Proibido Fumar"

Original released on LP CBS 37.352
(BRASIL, August 1964)

Capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, aos 9 anos Roberto Carlos já chamava a atenção na rádio local imitando o cantor Bob Nelson. Aos 12 mudou-se para Niterói com a família, e começou a fazer amizades com outros rapazes que gostavam de música, especialmente o rock'n'roll que vinha dos Estados Unidos. Em 1957 formou com alguns amigos, inclusive Tim Maia, o conjunto "Os Sputniks". No ano seguinte já era integrante do "The Snakes", junto com Erasmo Carlos. Com esse grupo chegou a participar do programa Clube do Rock, de Carlos Imperial, na TV Continental. Gravou alguns compactos no final da década de 50 e em 1961 lançou o primeiro LP, "Louco por Você". A partir daí passou a investir, com apoio da gravadora CBS, no incipiente mercado de música jovem. Para isso juntou-se ao amigo Erasmo e passou a fazer versões e compor músicas como "Splish Splash", "O Calhambeque", "É Proibido Fumar" e outras que visavam ao filão juventude transviada, criando o primeiro movimento de rock feito no Brasil.


Lançado pela Discos CBS em Agosto de 1964, "É Proibido Fumar" é o terceiro álbum do cantor. O LP mostra Roberto Carlos em busca de afirmação na cena musical brasileira. Ele investiu de vez no rock and roll, especialmente após o bom desempenho do disco anterior, "Splish Splash". "É Proibido Fumar" traz como principais sucessos a faixa título (parceria com Erasmo Carlos) e "O Calhambeque" - versão de "Road Hog", de John e Gwen Loudermilk. Tanto "O Calhambeque" quanto "É Proibido Fumar" tornaram-se verdadeiros clássicos do rock brasileiro, sempre presente em seus shows. Outras canções de repercussão deste LP foram "Um Leão Está Solto Nas Ruas", "Minha História De Amor", "Amapola", "Rosinha" e as versões de "I Was Born To Cry" (de Dion DiMucci) - intitulada "Nasci Para Chorar" - e de "Unchain My Heart", sucesso de Ray Charles e que virou "Desamarre O Meu Coração". A canção "Broto Do Jacaré" está identificada com o estilo musical surf music e foi gravada por Roberto Carlos acompanhado pelos The Angels (em vez de The Youngsters, que o acompanham nas outras faixas).

1 comentário:

Willians disse...

Puxa, valeu. A tempos queria ouvir o original de "Um leão está solto na rua" com o rugido do leão e as buzinas de "O Calhambeque" e aqui está como bônus. Tem outras gravações do rei diferentes, quem sabe aparece por aqui. Blog fantástico. Obrigado, Rato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...