quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

APACHEMANIA


“Apache”, tema composto por Jerry Lordan (30/4/1934 – 24/7/1995) e assim denominado por causa do filme norte-americano homónimo de 1954 com Burt Lancaster, sai em single (Columbia DB 4484) no Reino Unido, em Julho de 1960, interpretado por quatro jovens músicos que iriam entrar na história do Rock: Os SHADOWS.



Gravado em 17 de Junho de 1960 nos estúdio 2 de Abbey Road e tendo no lado B “Quartermaster’s Stores”, o single entra em 23 de Julho directamente para o 19º lugar do Top do New Musical Express, subindo um mês depois ao 1º lugar, onde se manterá durante 5 semanas (só em 12 de Novembro saíria das tabelas inglesas). Era a primeira vez que o recém-formado grupo inglês (até então apenas visto como os acompanhantes de Cliff Richard, que por acaso também participou na gravação de "Apache" tocando um tamborim chinês) utilizava uma câmara de eco para uma gravação, o que se impôs rapidamente como o seu som de marca. Começava assim a era do Rock Instrumental, que originou um boom na venda de guitarras eléctricas em todo o mundo.


Esta excitante coleção, editada em som de alta definição de 24 bits em 2004 pela Magic Records francesa, reúne 22 versões do celebérrimo tema. Para além dos Shadows (com a versão original e uma outra ao vivo no Olympia de Paris, 1975), uma série de países encontram-se aqui representados: França (Cousins e Guitares du Diable), Alemanha (Ricky King e Newtones), Suécia (Spacemen), Brasil (Jet Blacks e Jordans) ou EUA (Ventures e Surfaris), entre muitos outros. E no entanto estas 22 versões não passam de uma gota d’água, atendendo às centenas de versões existentes de “Apache”, que pode muito justamente ser considerado como o cássico absoluto de todos os clássicos instrumentais.

19 comentários:

Anonymous disse...

Merci beaucoup pour cette superbe collection des Shadows.

Nenest de Suisse

Rato disse...

Comme tu peux remarquer ce n'est pas une collection des Shadows, mais une collection des versions du theme "Apache"

Anonymous disse...

AMIGO. EXCELENTE COLECCION DE APACHE. SOS GRANDE RATO. SALUDOS DE PEDRO

Anonymous disse...

A MAGIC RECORDS é uma das editoras que melhor sabe cativar-nos com estas coletâneas de puro charme. Que pena não ter parente lusitano...

Penradin disse...

Fantastic post! I never realized there were so many versions of Apache.
Thankyou for sharing.

Daddy Dub disse...

for Volume 2, how about the "Incredible Bongo Band" version

Anonymous disse...

ya... tambem vollo a banda do bongo.... quantos mais indios melhor...

veri butifule... senor Rato

anonimanza

gin-tonic disse...

Não tão bem conseguida como a do "Moon River" mas interessante. Pelo-me por este tipo de coisas. Não há, em alinhamento, mais versões de um só tema?

Rato disse...

A coletânea das versões do "Moon River" foi feita aqui pelo Rato, ao passo que esta é comercial. A Magic Records tem por lá mais coleções de um só tema, a saber: "Riders In The Sky", "Walk Don't Run" ou "Sleepwalk", por exemplo. Sou capaz de as mandar vir também.

Rafael disse...

Yo tampoco encuentro el link. ¿Alguien puede ayudar? Gracias.

xulio disse...

¡Extraordinario!
Gracias Sr. Rato

Fur disse...

Thank you Rato.
Great to have you back, hope your holiday was a good one.

Anónimo disse...

Nice collection BUT what about JERRY LORDAN's OWN recording of APACHE ??? ( just listen to what the man want the tune to sound like )
45
good to see you're back

Jagged disse...

Good to see you back Rato, very good.
Thanks for all you do.

Peace.

MetalStorm disse...

Thanks for this incredible work and compilation dear Rato.

Obrigado meu amigo.

Klem disse...

Belles publications mais je ne trouve pas le moyen de downloader le fichier.
Quelqu'un pourrait m'aider?

Rato disse...

Just click the mouse!

musiclover disse...

Thank you very much!

367 loser disse...

please Re-up this !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...