“Apache”, tema composto por Jerry Lordan (30/4/1934 – 24/7/1995) e assim denominado por causa do filme norte-americano homónimo de 1954 com Burt Lancaster, sai em single (Columbia DB 4484) no Reino Unido, em Julho de 1960, interpretado por quatro jovens músicos que iriam entrar na história do Rock: Os SHADOWS.

Gravado em 17 de Junho de 1960 nos estúdio 2 de Abbey Road e tendo no lado B “Quartermaster’s Stores”, o single entra em 23 de Julho directamente para o 19º lugar do Top do New Musical Express, subindo um mês depois ao 1º lugar, onde se manterá durante 5 semanas (só em 12 de Novembro saíria das tabelas inglesas). Era a primeira vez que o recém-formado grupo inglês (até então apenas visto como os acompanhantes de Cliff Richard, que por acaso também participou na gravação de "Apache" tocando um tamborim chinês) utilizava uma câmara de eco para uma gravação, o que se impôs rapidamente como o seu som de marca. Começava assim a era do Rock Instrumental, que originou um boom na venda de guitarras eléctricas em todo o mundo.
Esta excitante coleção, editada em som de alta definição de 24 bits em 2004 pela Magic Records francesa, reúne 22 versões do celebérrimo tema. Para além dos Shadows (com a versão original e uma outra ao vivo no Olympia de Paris, 1975), uma série de países encontram-se aqui representados: França (Cousins e Guitares du Diable), Alemanha (Ricky King e Newtones), Suécia (Spacemen), Brasil (Jet Blacks e Jordans) ou EUA (Ventures e Surfaris), entre muitos outros. E no entanto estas 22 versões não passam de uma gota d’água, atendendo às centenas de versões existentes de “Apache”, que pode muito justamente ser considerado como o cássico absoluto de todos os clássicos instrumentais.




19 comentários:
Merci beaucoup pour cette superbe collection des Shadows.
Nenest de Suisse
Comme tu peux remarquer ce n'est pas une collection des Shadows, mais une collection des versions du theme "Apache"
AMIGO. EXCELENTE COLECCION DE APACHE. SOS GRANDE RATO. SALUDOS DE PEDRO
A MAGIC RECORDS é uma das editoras que melhor sabe cativar-nos com estas coletâneas de puro charme. Que pena não ter parente lusitano...
Fantastic post! I never realized there were so many versions of Apache.
Thankyou for sharing.
for Volume 2, how about the "Incredible Bongo Band" version
ya... tambem vollo a banda do bongo.... quantos mais indios melhor...
veri butifule... senor Rato
anonimanza
Não tão bem conseguida como a do "Moon River" mas interessante. Pelo-me por este tipo de coisas. Não há, em alinhamento, mais versões de um só tema?
A coletânea das versões do "Moon River" foi feita aqui pelo Rato, ao passo que esta é comercial. A Magic Records tem por lá mais coleções de um só tema, a saber: "Riders In The Sky", "Walk Don't Run" ou "Sleepwalk", por exemplo. Sou capaz de as mandar vir também.
Yo tampoco encuentro el link. ¿Alguien puede ayudar? Gracias.
¡Extraordinario!
Gracias Sr. Rato
Thank you Rato.
Great to have you back, hope your holiday was a good one.
Nice collection BUT what about JERRY LORDAN's OWN recording of APACHE ??? ( just listen to what the man want the tune to sound like )
45
good to see you're back
Good to see you back Rato, very good.
Thanks for all you do.
Peace.
Thanks for this incredible work and compilation dear Rato.
Obrigado meu amigo.
Belles publications mais je ne trouve pas le moyen de downloader le fichier.
Quelqu'un pourrait m'aider?
Just click the mouse!
Thank you very much!
please Re-up this !
Enviar um comentário